Foi promovido um concurso pelo Instituto Nacional de Reabilitação, IP, no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência - 3 de Dezembro.
Este concurso tem por objetivo premiar o trabalho gráfico que melhor represente a mensagem subjacente à comemoração deste dia, nomeadamente celebrar os direitos humanos das pessoas com deficiência e sensibilizar a sociedade para combater os preconceitos e os obstáculos que impedem estes cidadãos de exercer os seus direitos e participar ativamente em todos os aspetos da vida política, social, económica, cultural e artística.O cartaz vencedor será difundido a nível Nacional para ser utilizado pelas entidades públicas, privadas e sociedade civil.
Os vencedores do cartaz 2012 foram Adelino Geraço e Fernando Antero.
"Não importa o que fizeram de mim, o que importa é o que eu faço com o que fizeram de mim." Jean-Paul Sartre
quarta-feira, 5 de dezembro de 2012
terça-feira, 4 de dezembro de 2012
sábado, 1 de dezembro de 2012
Todos podemos aprender com o Afonsinho
“Vem aprender com o Afonsinho – Formação do Condado Portucalense” é um software educativo dedicado a todas as crianças entre os 10 e 13 anos de idade, incluindo pessoas com necessidades especiais.
Este software foi desenvolvido no CRID – Centro de Recursos para a Inclusão Digital por alguns alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria, do 3º e 4º anos do curso de Engenharia Informática.
Para a realização desta reportagem estiveram presentes uma professora de ensino especial, uma intérprete de Língua Gestual Portuguesa e três alunos surdos, de forma a experimentarem o jogo interactivo do “Afonsinho”, realizando alguns ajustes que permitam que este jogo inclusivo venha a ser comercializado.
sexta-feira, 30 de novembro de 2012
Inclusão
Inclusão: o futuro das escolas?
Primeiro que tudo devemos perceber que pensar em inclusão significa pensar em cidadania. Todos temos direito a ser integrados em qualquer local independentemente da nossa aparência ou capacidade mental.
Miranda Correia diz que: Uma escola inclusiva é assim uma escola onde toda a criança é respeitada e encorajada a aprender até ao limite das suas capacidades."
A minha pergunta é: Como construí-la?
Primeiro que tudo devemos perceber que pensar em inclusão significa pensar em cidadania. Todos temos direito a ser integrados em qualquer local independentemente da nossa aparência ou capacidade mental.
Miranda Correia diz que: Uma escola inclusiva é assim uma escola onde toda a criança é respeitada e encorajada a aprender até ao limite das suas capacidades."
A minha pergunta é: Como construí-la?
domingo, 25 de novembro de 2012
Uma lição de vida
My Left Foot é um filme de 1989 e que retrata a história de Christy Brown.
Um quadriplégico nascido no seio de uma família pobre irlandesa. A sua mãe, Ms.Brown, é a única a reconhecer-lhe qualidades como inteligência e humanidade. Todos os outros consideram-no um inútil... Christy cresce e torna-se um escritor que utiliza o seu único membro funcional, o seu pé esquerdo, para escrever. Uma história que nos ensina a ver o mundo com outros olhos… ou pés!!!
Aprender com os melhores...
Alunos aprendem a língua gestual portuguesa para ajudar colegas com problemas na audição. Um exemplo a seguir e a implementar em mais escolas do nosso país.
sábado, 10 de novembro de 2012
Facilidades de acesso no PC
Centro de facilidades de acesso no painel de controlo do vosso computador.
Se recorrermos ao Centro de Facilidades de Acesso presente no painel de controlo do nosso computador, podemos verificar a utilização de alguns produtos e serviços de uma forma mais simples para pessoas com algumas limitações. Podemos ajustar o teclado, o rato, o monitor de forma a adequarem-se às necessidades mais básicas.
Através destas funções é possível ajustar o aspecto e o comportamento do Windows para melhorar a acessibilidade para utilizadores com problemas de visão, audição ou mobilidade sem ser necessário recorrer a um software adicional.
O Magnifier aumenta uma parte do ecrã para uma visualização mais fácil por parte dos utilizadores com dificuldades na visão.
O teclado no ecrã fornece aos utilizadores com mobilidade limitada a capacidade de escrever no ecrã utilizando um apontador.
O Narrador é uma tecnologia de reconhecimento de voz para ler o conteúdo do ecrã em voz alta. É útil para pessoas cegas ou com dificuldades visuais.
quinta-feira, 18 de outubro de 2012
Comenius dizia:
"É possível ensinar tudo a todos, desde que se organize um ensino adequado às possibilidades dos educandos."
quinta-feira, 11 de outubro de 2012
O início do blog
Este blog foi criado na aula de TIC para alunos com dificuldades de aprendizagens específicas, na Universidade do Minho.É a primeira vez que crio um blog.
Subscrever:
Mensagens (Atom)