Embora
as TIC não sejam o único fator de inovação escolar serão provavelmente o
instrumento para que ocorram as transformações na Educação para que esta se
adapte a uma realidade social promotora de igualdade, acessibilidade e respeito
pela diversidade.
As TIC podem ser a ferramenta necessária de apoio aos alunos com Necessidades
Educativas Especiais (NEE).
Neste
cenário de mudança em que, segundo LLOYD, MONI e JOBLING (2006), as crianças
e jovens crescem imersas em tecnologia que altera o ambiente no qual se
desenrolam as aprendizagens, as TIC representam um elemento decisivo na normalização
das condições de vida dos alunos com NEE e podem mesmo ser a
única possibilidade que estes alunos têm de aceder ao currículo que, de outro modo,
lhes estaria vedado.
Para
os alunos com NEE, como propõem PÉREZ e MONTESINOS (2007), que se prendem
com a superação de limitações, com o benefício da autonomia e da formação
individualizada, favorecendo a diminuição do sentido de fracasso, enquadrando-se
num modelo multissensorial propício à aproximação dos sujeitos ao
mundo.
É assim fundamental refletir sobre o uso das TIC como instrumento de
aprendizagem (em contextos variados) para a promoção da verdadeira inclusão
das TIC no currículo dos alunos com necessidades educativas especiais.
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