quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A importância das TIC para alunos com NEE



Embora as TIC não sejam o único fator de inovação escolar serão provavelmente o instrumento para que ocorram as transformações na Educação para que esta se adapte a uma realidade social promotora de igualdade, acessibilidade e respeito pela diversidade. As TIC podem ser a ferramenta necessária de apoio aos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE).
 
Neste cenário de mudança em que, segundo LLOYD, MONI e JOBLING (2006), as crianças e jovens crescem imersas em tecnologia que altera o ambiente no qual se desenrolam as aprendizagens, as TIC representam um elemento decisivo na normalização das condições de vida dos alunos com NEE e podem mesmo ser a única possibilidade que estes alunos têm de aceder ao currículo que, de outro modo, lhes estaria vedado.
Para os alunos com NEE, como propõem PÉREZ e MONTESINOS (2007), que se prendem com a superação de limitações, com o benefício da autonomia e da formação individualizada, favorecendo a diminuição do sentido de fracasso, enquadrando-se num modelo multissensorial propício à aproximação dos sujeitos ao mundo.
É assim fundamental refletir sobre o uso das TIC como instrumento de aprendizagem (em contextos variados) para a promoção da verdadeira inclusão das TIC no currículo dos alunos com necessidades educativas especiais.

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